Questões Geografia ENEM 2020

Questão de Geografia – ENEM 2020 – O conjunto representado pelo agronegócio demanda condições especificas que passam a ser exigidas dos territórios. Como há uma elevação da formação de fluxos, materiais e imateriais, a crescente articulação com as escalas que vão do local ao global terminam por pressionar o Estado a agir visando uma instalação no território de fixos diversos, bem como de uma regulação especifica.

LIMA R C.PENNA, N A A logística de transportes do agronegócio em Mato Grosso (Brasil). Confins, n. 26. fev. 2016.
O mapa e o texto se complementam indicando que a expansão das rodovias se deu como resposta ao(à)
a) alteração da matriz econômica.
b) substituição do modal hidroviário
c) retração do contingente demográfico.
d) projeção do escoamento produtivo.
e) estagnação de lavouras policultoras.
VER RESPOSTA

 

RESPOSTA:
Letra D.
Na questão, o mapa apresenta algumas rodovias, no qual o foco é a região Centro- Oeste. Além disso, o texto trás a ideia de instalação de “condições” que permitam o fluxo de mercadorias que auxiliem na dinâmica de exportação do agronegócio. Essa necessidade de escoar a produção agrícola para o mercado externo não é uma questão atual, uma vez que, desde o período colonial do Brasil, havia a exportação da monocultura de cana- de-açúcar, o que invalida a alternativa A.
ENEM 2020 – “Devo estar chegando perto do centro da Terra. Deixe ver: deve ter sido mais de seis mil quilômetros, por aí…” (como se vê, Alice tinha aprendido uma porção de coisas desse tipo na escola, e embora essa não fosse uma oportunidade lá muito boa de demonstrar conhecimentos, já que não havia ninguém por perto para escutá-la, em todo caso era bom praticar um pouco) “… sim, deve ser mais ou menos essa a distância… mas então qual seria a latitude ou longitude em que estou?” (Alice não tinha a menor ideia do que fosse latitude ou longitude, mas achou que eram palavras muito imponentes).
CARROLL, L. Aventuras de Alice: no Pais das Maravilhas, Através do espelho & outros textos São Paulo: Summus, 1980. O texto descreve uma confusão da personagem em relação
a) ao tipo de projeção cartográfica.
b) aos contornos dos fusos horários.
c) à localização do norte magnético.
d) aos referenciais de posição relativa.
e) às distorções das formas continentais.
VER RESPOSTA

 

RESPOSTA:
Letra D.
O texto menciona os termos  “latitude ou longitude” os quais se referem à coordenadas geográficas empregadas na localização de pontos na superfície da Terra. No texto, há uma confusão em relação a esses termos, pois menciona-se que eles são utilizados para localizar pontos no interior da Terra, não em sua superfície.
ENEM 2020 – A expansão das cidades e a formação das aglomerações urbanas no Brasil foram marcadas pela produção industrial e pela consolidação das metrópoles como locais de seu desenvolvimento. Na segunda metade do século XX, as metrópoles brasileiras estenderam-se por áreas de ocupação contínua, configurando densas regiões urbanizadas. MOURA. R. Arranjos urbano-regionais no Brasil: especificidades e reprodução de padrões. Disponível em: w.w.w.ub.edu. Acesso em: 11 fev. 2015. O resultado do processo geográfico descrito foi o(a)
a) valorização da escala local.
b) crescimento das áreas periféricas.
c) densificação do transporte ferroviário.
d) predomínio do planejamento estadual.
e) inibição de consórcios intermunicipais.
VER RESPOSTA

 

Resposta: Letra B.
O crescimento das cidades brasileiras, a partir de meados do século XX, provocou a metropolização dos grandes espaços urbanos. Porém, a urbanização do Brasil foi marcada pela segregação socioespacial que levou à expansão das cidades para as áreas periféricas.

ENEM 2020 – Zona de pastoreio e cultura do algodão e cereais do agreste (1963)

A dinâmica produtiva apresentada na imagem tem como estratégia central
a) separação pelo tipo de solo.
b) exportação da colheita sazonal.
c) priorização da tecnologia moderna.
d) adequação pelo tempo da natureza.
e) intensificação da atividade pecuária.
VER RESPOSTA
Resposta: Letra D.
O diagrama, que mostra o uso do solo, com pastoreio, cultura de algodão e cereais no Agreste, evidencia que no mesmo solo, as diversas culturas executadas ao longo do ano adequam-se às situações impostas pela natureza (clima, ambiente etc.). Não há predomínio de uma única atividade e a região do Agreste não se caracteriza pelas exportações.




ENEM 2020 – Rio Tietê, São Paulo (SP)

TEXTO I
TEXTO II
O Rio Tietê está morto. Ao menos uma parte dele: 137 quilômetros, para ser mais preciso. Uma pesquisa da Fundação SOS Mata Atlântica mostra que, em 2016, o trecho do rio com qualidade de água classificada como ruim ou péssima começa em Itaquaquecetuba, passa por toda a Região Metropolitana de São Paulo e chega até Cabreúva, já no interior de São Paulo. Nesse trecho, a água não tem oxigênio suficiente para abrigar vida.
Disponível em http//epoca.globo.com Acesso em 7 dez 2017 (adaptado)
Considerando a análise dos textos, a condição atual desse rio tem como origem a
a) valorização do sítio urbano.
b) extinção da vegetação nativa.
c) recepção de densa carga de dejetos.
d) captação desordenada do regime pluvial.
e) expansão do uso de defensivos químicos.
VER RESPOSTA

 

RESPOSTA:
Letra C.
A ocupação inadequada do solo ao redor do rio Tietê causa uma sobrecarga de dejetos na região, diminuindo a quantidade de oxigênio presente no rio.

 ENEM 2020 –

TEXTO I
O aumento de casos suspeitos de febre amarela em Minas pode estar relacionado à tragédia de Mariana, em 2015, segundo a bióloga da Fiocruz Márcia Chame. A hipótese tem como ponto de partida a localização das cidades mineiras que identificaram até o momento casos de pacientes com sintomas da doença. Grande parte está na região próxima do Rio Doce, afetado pelo rompimento da Barragem de Fundão, em novembro de 2015. FORMENTI. L Para bióloga. surto de febre amarela pode ter relação com tragédia de Mariana O Estado de São Paulo, 14 jan 2017
TEXTO II
Por outro lado, Servio Ribeiro considera remota a possibilidade de influência da tragédia de Mariana (MG) neste surto de febre amarela em Minas Gerais. “A febre amarela é uma doença de interior de floresta. O mosquito que a transmite põe ovos em cavidades de árvores e em bromélias. É um mosquito da estrutura da floresta. Ele não se relaciona muito com grandes corpos-d água e com rios. As cidades afetadas pela doença estão em uma região onde os rejeitos não chegaram com força para derrubar a floresta”, diz o biólogo. RODRIGUES. L Especialistas investigam relação entre febre amarela e degradação ambiental Agência Brasil, 25 jan. 2017.
Sobre a tragédia de Mariana, os textos apresentam divergência quanto ao(à) a) poluição dos rios locais.
b) identificação da área afetada.
c) destruição da vegetação nativa.
d) aparecimento de enfermidade endêmica.
e) surgimento de comunidades desabrigadas.
VER RESPOSTA

 

RESPOSTA:
Letra D.
As ideias apresentadas nos textos – aparentemente – sugerem uma divergência no entendimento acerca de uma endemia – a febre amarela – na região afetada pela tragédia de Mariana. Sabe-se que uma doença endêmica vitima uma população de espaço geográfico específico; no caso da febre amarela, trata-se de doença infecciosa, causada por um arbovírus – vírus transmitidos por mosquitos – que são característicos de áreas de florestas e matas tropicais.
ENEM 2020 – A Divisão Internacional do Trabalho significa que alguns países se especializam em ganhar e outros, em perder. Nossa comarca no mundo, que hoje chamamos América Latina, foi precoce: especializou-se em perder desde os remotos tempos em que os europeus do Renascimento se aventuraram pelos mares e lhe cravaram os dentes na garganta. Passaram-se os séculos e a América Latina aprimorou suas funções. GALEANO. E As velas abertas da América Latina São Paulo Paz e Terra. 1978
Escrito na década de 1970, o texto considera a participação da América Latina na Divisão Internacional do Trabalho marcada pela
a) produção inovadora de padrões de tecnologia.
b) superação paulatina do caráter agroexportador.
c) apropriação imperialista dos recursos territoriais.
d) valorização econômica dos saberes tradicionais.
e) dependência externa do suprimento de alimentos.
VER RESPOSTA

 

RESPOSTA:
Letra C.
No período pós-Guerra Fria, a Nova DIT, reafirmou a ideia de que os países desenvolvidos seriam os produtores de tecnologia e os subdesenvolvidos como sendo exportadores e matéria prima e alguns produtos manufaturados menos elaborados. Nesse sentido, o texto menciona que a América Latina há tempos passa pelo processo de exploração de recursos por parte dos países imperialistas “especializou-se em perder desde os remotos tempos em que os europeus do Renascimento se aventuraram pelos mares e lhe cravaram os dentes na garganta”.
ENEM 2020 – Embora inegáveis os benefícios que ambas as economias têm auferido do intercâmbio comercial, o Brasil tem reiterado seu objetivo de desenvolver com a China uma relação comercial menos assimétrica. Os números revelam com clareza a assimetria. As exportações brasileiras de produtos básicos, especialmente soja, minério de ferro e petróleo, compõem, dependendo do ano, algo entre 75% e 80% da pauta, ao passo que as importações brasileiras consistem, aproximadamente, em 95% de produtos industrializados chineses, que vão desde os mais variados bens de consumo até máquinas e equipamentos de alto valor.
LEÃO, V C. Prefácio. In. CINTRA, M. A. M.; SILVA FILHO. E B: PINTO, E. C. (Org.). China em transformação: dimensões econômicas e geopolíticas do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Ipes, 2015.
Uma ação estatal de longo prazo capaz de reduzir a assimetria na balança comercial brasileira, conforme exposto no texto, é o(a)
a) expansão do setor extrativista.
b) incremento da atividade agrícola.
c) diversificação da matriz energética.
d) fortalecimento da pesquisa científica.
e) monitoramento do fluxo alfandegário.
VER RESPOSTA

 

RESPOSTA:
Letra D.
O texto destaca a assimetria na balança comercial entre Brasil e China, já que o Brasil exporta, predominan – temente, produtos básicos, mas importa, majorita – riamente, produtos industrializados. Uma ação que poderia reduzir tal assimetria é o fomento à pesquisa científica, e uma política de desenvolvimento industrial, podendo agregar maior valor às exportações do País. As alternativas a e b estão incorretas, porque tratam, respectivamente, da expansão do extrativismo e da atividade agrícola, que gerariam a exportação de ainda mais produtos primários pelo Brasil e acentuariam a assimetria. Já a diversificação da matriz energética e o monitoramento do fluxo alfandegário, citados nas alternativas c e e, respectivamente, por si só, não contribuiem para reduzir a citada assimetria.
ENEM 2020 – As estatísticas mais recentes do Brasil rural revelam um paradoxo que interessa a toda sociedade: o emprego de natureza agrícola definha em praticamente todo o país, mas a população residente no campo voltou a crescer; ou pelo menos parou de cair. Esses sinais trocados sugerem que a dinâmica agrícola, embora fundamental, já não determina sozinha os rumos da demografia no campo. Esse novo cenário é explicado em parte pelo incremento do emprego não agrícola no campo. Ao mesmo tempo, aumentou a massa de desempregados, inativos e aposentados que mantêm residência rural. SILVA, J. G. Velhos e novos mitos do rural brasileiro. Estudos Avançados. n 43, dez 2001
Sobre o espaço brasileiro, o texto apresenta argumentos que refletem a
a) heterogeneidade do modo de vida agrário.
b) redução do fluxo populacional nas cidades.
c) correlação entre força de trabalho e migração sazonal.
d) indissociabilidade entre local de moradia e acesso à renda.
e) desregulamentação das propriedades nas zonas de fronteira.
VER RESPOSTA
RESPOSTA:
Letra A.
ENEM 2020 –  Afirmar que a cartografia da época moderna integrou o processo de invenção da América por parte dos europeus significa que os conhecimentos dos ameríndios sobre o território foram ignorados pela cartografia europeia ou que eles foram privados de sua representação territorial e da autoridade que seus conhecimentos tinham sobre o espaço.
OLIVEIRA, T K. Desconstruindo mapas. revelando especializações: reflexões sobre o uso da cartografia em estudos sobre o Brasil colonial. Revista Brasileira de História, n. 68. 2014 (adaptado).
Na análise contida no texto, a representação cartográfica da América foi marcada por
a) asserção da cultura dos nativos.
b) avanço dos estudos do ambiente.
c) afirmação das formas de dominação.
d) exatidão da demarcação das regiões.
e) aprimoramento do conceito de fronteira.
VER RESPOSTA

 

RESPOSTA:
Letra C.
A cartografia utilizada pelos colonizadores foi uma maneira de estabelecer o controle dos povos indígenas que viviam no Brasil no período Colonial. Isso pode ser visto no mapeamento do território que foi dividido em sesmarias, onde as tribos eram dizimadas por tropeiros para que a posse, demarcação e o uso da terra fossem legitimados.




ENEM 2020 – Observe o mapa:

Os aspectos físicos apresentados originam-se da atuação da força natural de
a) colisão de placas tectônicas.
b) rifteamento da crosta terrestre.
c) subducção da plataforma oceânica.
d) formação de cadeias montanhosas.
e) metamorfismo de bordas continentais.
VER RESPOSTA

 

RESPOSTA:
Letra B.
O processo de rifteamento ocorre como consequência da movimentação intraplaca, com a separação de formações rochosas de elevada densidade. Esse fenômeno se apresenta de forma relativamente alinhada com a configuração tectônica e pode ter como repercussão a formação de lagos e fossas tectônicas.
ENEM 2020 – Os seringueiros amazônicos eram invisíveis no cenário nacional nos anos 1970. Começaram a se articular como um movimento agrário no início dos anos 1980, e na década seguinte conseguiram reconhecimento nacional, obtendo a implantação das primeiras reservas extrativas após o assassinato de Chico Mendes. Assim, em vinte anos, os camponeses da floresta passaram da invisi – bilidade à posição de paradigma de desenvolvimento sustentável com participação popular.
ALMEIDA, M. W. B. Direitos à floresta e ambientalismo: seringueiros e suas lutas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, n. 55. 2004.
De acordo com o texto, a visibilidade dos seringueiros amazônicos foi estabelecida pela relação entre
a) crescimento econômico e migração de trabalhadores.
b) produção de borracha e escassez de recursos naturais.
c) reivindicação de terra e preservação de mata nativa.
d) incentivo governamental e conservação de territórios.
e) modernização de plantio e comércio de látex.

VER RESPOSTA
RESPOSTA: Letra C.
A exploração do látex mesmo tendo uma importância significativa no processo histórico-econômico da Amazônia, não teve em seus trabalhadores, os seringueiros, o mesmo destaque até a década de 1970. Estes eram personagens de pouco destaque no cenário nacional. A partir da década de 1980, começa um processo de articulação desses trabalhadores relacionado às questões agrárias e ambientais locais. Como resultados de lutas pela reivindicação da terra e pela garantia de seus trabalhos, conseguem criar e implantar as primeiras reservas extrativas na Amazônia, introduzindo conceitos novos como sustentabilidade e desenvolvimento.

ENEM 2020 –  As cidades de Puebla, no México, e Legazpi, nas Filipinas, não têm quase nada em comum. Estão muito longe uma da outra e são habitadas por povos muito diferentes. O que as une é um trágico detalhe de sua geografia. Elas foram erguidas na vizinhança de alguns dos vulcões mais perigosos do mundo: o mexicano Popocatepétl e o filipino Mayon. Seus habitantes precisam estar prontos para correr a qualquer hora. Eles fazem parte dos 550 milhões de indivíduos que moram em zonas de risco vulcânico no mundo. Ao contrário do que seria sensato, continuam ali, indiferentes ao perigo que os espreita.
ANGELO, C. Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 24 out. 2015 (adaptado).
A característica física que justifica a fixação do homem nos locais apresentados no texto é a ocorrência de a) solo fértil.
b) encosta íngreme.
c) vegetação diversificada.
d) drenagem eficiente.
e) clima ameno.
VER RESPOSTA

 

RESPOSTA:
Letra A.
Um vulcão ativo ao mesmo tempo que gera problemas de ordem econômica e social, devido a sua capacidade de destruição, sua atividade gera resíduos que fertilizam todo o solo ao seu redor.
ENEM 2020 – A colisão entre uma placa continental e uma oceânica provocará a subducção desta última sob a placa continental, que, a exemplo dos arcos e ilhas, produzirá um arco magmático na borda do continente, composto por rochas vulcânicas acompanhado de deformações e metamorfismo tanto de rochas preexistentes como de parte das rochas formadas no processo.
TEIXEIRA, W. et al. (Org.). Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos. 2000.
Qual feição fisiográfica é gerada pelo processo tectônico apresentado?
a) Planícies abissais.
b) Planaltos cristalinos.
c) Depressões absolutas.
d) Bacias sedimentares.
e) Dobramentos modernos.
VER RESPOSTA

 

Resposta: Letra E.
Em uma área de limite convergente de placas tectônicas, ocorrem a subducção da placa oceânica e a sobreposição da placa continental, resultando em um dobramento moderno. Como exemplo, podemos citar a formação da Cordilheira dos Andes devido ao encontro entre a placa de Nazca, oceânica, e a placa Sul-Americana, continental.
ENEM 2020 – A demanda mundial para a produção de alimentos aumenta progressivamente a taxas muito altas. Atualmente, na maioria dos países, continentes e regiões, a água consumida na agricultura é de cerca de 70% da disponibilidade total.
TUNDISI, J G Recursos hídricos no futuro: problemas e soluções Estudos Avançados. n 63, 2008 (adaptado)
Para que haja a redução da pressão sobre o recurso natural mencionado, a expansão da agricultura demanda melhorias no(a)
a) fertilização química do solo.
b) escoamento hídrico do terreno.
c) manutenção de poços artesianos.
d) eficiência das técnicas de irrigação.
e) velocidade das máquinas colheitadeiras.
VER RESPOSTA

 

RESPOSTA:
Letra D.
Para que haja a redução da pressão sobre a água, a expansão da agricultura demanda melhorias na eficiência das técnicas de irrigação. O uso eficiente pode ser alcançado atuando-se na estrutura de irrigação então existente, em sistemas de irrigação e gestão do uso de água, nos métodos de manejo da irrigação e nas técnicas que permitem aumento da eficiência do uso da água.
ENEM 2020 – O planejamento deixou de controlar o crescimento urbano e passou a encorajá-lo por todos os meios possíveis e imagináveis. Cidades, a nova mensagem soou em alto e bom som, eram máquinas de produzir riquezas; o primeiro e principal objetivo do planejamento devia ser o de azeitar a máquina.
HALL, P. Cidades do amanhã: uma história intelectual do planejamento e do projeto urbanos no século XX. São Paulo Perspectiva, 2016 (adaptado)
O modelo de planejamento urbano problematizado no texto é marcado pelo(a)
a) primazia da gestão popular.
b) uso de práticas sustentáveis.
c) construção do bem-estar social.
d) soberania do poder governamental.
e) ampliação da participação empresarial.
VER RESPOSTA

 

RESPOSTA:
Letra E.
A cidade apresenta, entre outras características, elevada concentração de infraestruturas e serviços voltados ao atendimento de interesses sociais e econômicos. O planejamento, considerado como um instrumento que busca organizar a produção, a estruturação e a apropriação do espaço urbano, tem por objetivo desenvolver programas e serviços que visam a melhorar a qualidade de vida da população. Para atender as demandas de natureza econômica, o atual modelo de planejamento urbano tem sido marcado pela ampliação da participação empresarial, de modo beneficiar predominantemente os interesses voltados à reprodução do capital, sobrepondo-se em grande parte às medidas que visam atender as necessidades sociais.
ENEM 2020 – Escudos antigos ou maciços cristalinos são blocos imensos de rochas antigas. Estes escudos são constituídos por rochas cristalinas (magmático-plutônicas), formadas em eras pré-cambrianas, ou por rochas metamórficas (material sedimentar) do Paleozoico. São resistentes, estáveis, porém bastante desgastadas. Correspondem a 36% da área territorial e dividem-se em duas grandes porções: o Escudo das Guianas (norte da Planície Amazônica) e o Escudo Brasileiro (porção centro-oriental brasileira).
Disponível em: http://ambientes.ambientebrasil.com.br. Acesso em: 25 jun. 2015.
As estruturas geológicas indicadas no texto são importantes economicamente para o Brasil por concentrarem
a) fontes de águas termais.
b) afloramentos de sal-gema.
c) jazidas de minerais metálicos.
d) depósitos de calcário agrícola.
e) reservas de combustível fóssil.
VER RESPOSTA
Resposta: Letra C.
Os escudos cristalinos correspondem às estruturas geológicas mais antigas da Terra, formadas ao longo do pré-cambriano (éons arqueano e proterozoico), importantes economicamente devido à presença de jazidas de minerais metálicos, como ferro, manganês, bauxita, ouro, dentre outros. O Brasil destaca-se como um dos maiores exportadores mundiais de recursos minerais metálicos por causa da exploração de reservas situadas no Escudo das Guianas, como a Serra do Navio (AP), e no Escudo Brasileiro, como o Quadrilátero Ferrífero (MG).