Questão de Geografia – UNESP 2022 – O terrorismo não tem outra ideologia que não seja a exaltação da morte, uma mentalidade legionária de múltiplas encarnações. Na Espanha, sofremos o do ETA [Pátria Basca e Liberdade] e o dos GAL [Grupos Antiterroristas de Libertação]; na Colômbia, o de guerrilheiros e paramilitares; no México, o dos cartéis criminosos e do narcoestado; no Chile, o dos sicários de Pinochet; no Oriente Médio, o de palestinos e israelenses. E tantos outros. Mas o que se instalou no âmbito global e transformou a vida política é o terrorismo de origem islâmico-fundamentalista e o contraterrorismo dos Estados, que fizeram do planeta um campo de batalha onde sobretudo morrem civis […]. (Manuel Castells. Ruptura: a crise da democracia liberal, 2018.)
ALTERNATIVA A
O terrorismo contemporâneo é um fenômeno mundial, o texto ilustra a presença de grupos extremistas em vários continentes, tanto de movimentos separatistas, por disputas territoriais e de finalidade étnica e religiosa.
Questão de Geografia – UNESP 2022 – Examine o mapa.
ALTERNATIVA B
O mapa ilustra a regionalização do espaço mundial em organizações geopolíticas, mostrando as organizações de América Anglo-Saxônica e Europa Ocidental; países africanos; Rússia e Ásia Central; e Sudeste Asiático.
Questão de Geografia – UNESP 2022 – Cadê Palestina no Google Maps? Polêmica antiga ressurge nas redes sociais
ALTERNATIVA E
A reportagem cita os territórios da Cisjordânia e de Gaza, fazendo referência à Palestina, onde ocorre a disputa histórica entre árabes muçulmanos (Palestina) e judeus (Israel).
Questão de Geografia – UNESP 2022 – Analise o gráfico. Evolução da indústria e da agricultura no Brasil no período 1939-1982 (em % do PIB)
ALTERNATIVA A
O gráfico ilustra com uma seta a superioridade da indústria em relação à agricultura entre os anos de 1953 e 1957, período governado por Juscelino Kubitschek, quando ocorreu a chegada das multinacionais do setor automobilístico.
Questão de Geografia – UNESP 2022 – Analise o mapa. Assassinatos no campo no Brasil, 1986-2006
ALTERNATIVA C
O mapa mostra a maior ocorrência de assassinatos no campo na borda oriental da Floresta Amazônica, área que envolve o leste do Pará, o centro-norte do Maranhão e o norte de Tocantins, área conhecida como Bico do Papagaio.
Questão de Geografia – UNESP 2022 – No aniversário de 20 anos do Estatuto da Cidade, é fundamental refletir sobre o seu legado nas cidades brasileiras. Seu grande avanço consiste em definir instrumentos claros para um planejamento urbano com propósito social e calcado na gestão democrática da cidade, viabilizando, na prática, o reconhecimento da função social da propriedade. (https://diplomatique.org.br, 06.07.2021. Adaptado.)
ALTERNATIVA B
A especulação imobiliária é a causa da manutenção de um grande número de imóveis desocupados, em áreas bem servidas pela infraestrutura urbana, em flagrante respeito ao cumprimento da função social da propriedade, constante no Estatuto das Cidades.
Questão de Geografia – UNESP 2022 – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza periodicamente censos para analisar a distribuição da população brasileira segundo a cor da pele. Nesse contexto, as informações obtidas pelos censos permitem a
ALTERNATIVA D
Em função do processo histórico nacional, determinados grupos segundo a cor da pele viram-se marginalizados no desenvolvimento da sociedade, seja do ponto de vista econômico, educacional, social etc. A pesquisa do IBGE vai permitir que a sociedade brasileira, por intermédio de seus representantes, possa estabelecer mecanismos de correção, recuperando assim direitos de grupos minoritários.
Questão de Geografia – UNESP 2022 – O Pantanal, sob os aspectos geológico e geomorfológico, corresponde a
ALTERNATIVA E
O Pantanal Mato-Grossense se constitui numa das últimas formações geológicas da Terra (Era Cenozoica, Quaternário), formando-se pela deposição de sedimentos drenados pela Bacia do Rio Paraguai e depositados nas cheias de verão-outono. Devido à baixa declividade do terreno, os processos de sedimentação superam os de erosão, sendo os sedimentos retirados dos planaltos de entorno (tal como a Chapada dos Parecis, por exemplo).
Questão de Geografia – UNESP 2022 – Observe as imagens e o mapa.
ALTERNATIVA B
Os ventos monçônicos se destacam principalmente na região que abrange o Oceano Índico e causam seus efeitos no sul e sudeste asiático. Durante o verão do Hemisfério Norte, os ventos sopram quentes e úmidos do Índico para o sul da Ásia (Índia, principalmente) causando chuvas pela condensação da umidade por efeito orográfico nas cordilheiras da região. Durante o inverno, os ventos partem frios e secos do interior do continente asiático para o Índico, trazendo secas. Desse mecanismo dependem muitas atividades agrícolas do sul da Ásia.
Questão de Geografia – UNESP 2022 – Os corredores florestais são estratégicos para a conservação e a recuperação de paisagens degradadas. Sob o ponto de vista do meio ambiente, a implantação desses corredores é importante por combater
ALTERNATIVA D
Ao unir áreas preservadas isoladas, o corredor florestal, devidamente protegido, permite que formações vegetais (não apenas florestas) possam retomar lentamente parte de sua estrutura original, recuperando áreas naturais que estavam em retração, evitando que espécies, animais ou vegetais, que se encontravam isoladas corram o risco de extinção.
Questão de Geografia – UNESP 2022 – Examine o esquema.
ALTERNATIVA A
A escala é a relação matemática existente entre uma determinada área e sua representação em um mapa. Ou ainda o número de vezes que se reduz uma determinada área para que ela caiba num mapa. Quanto menor a escala, maior é a área mapeada, porém perdem-se detalhes em função da forte redução do fenômeno representado. Ao contrário, uma escala grande reduz poucas vezes uma determinada área, porém apresenta alto grau de detalhamento.
Questão de Geografia – UNESP 2022 – Analise o gráfico. Crescimento populacional mundial, 1700-2100
ALTERNATIVA A
O gráfico do exercício demonstra que até 2100 a taxa de crescimento da população mundial vai declinar de maneira significativa. Tal variação indica o encerramento do processo de transição demográfica, que está ocorrendo de maneira acentuada devido à redução do crescimento vegetativo, vinculada à diminuição contínua da taxa de natalidade no mundo.
Questão de Geografia – UNESP 2022 – Examine o mapa.
ALTERNATIVA A
A Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Sul-americana (IIRSA) consiste em um foro de diálogo entre autoridade responsáveis pela infraestrutura de transportes, energia e comunicação dos países da América do Sul. O projeto tem como intuito, mesmo ainda sem infraestrutura completamente construída, realizar uma integração regional bioceânica (entre o oceano Atlântico e Pacífico) e os mais diversos países da região. Vale ressaltar que a IIRSA está dentro do contexto geopolítico da intenção de fortalecer a multilateralidade entre os países do subcontinente, que atualmente se encontra fragilizado.
Questão de Geografia – UNESP 2022 – Na formação do território brasileiro, nos séculos XVII e XVIII, as atividades econômicas da pecuária e da mineração foram responsáveis pela
ALTERNATIVA B
A pecuária e a mineração foram determinantes para a expansão das atividades econômicas em direção ao interior do país (sertões), considerando que no primeiro século de colonização a ocupação territorial concentrou-se na faixa litorânea, especialmente nas atuais regiões Nordeste e Sudeste, atrelada à exploração do pau-brasil e ao desenvolvimento da economia canavieira.
Questão de Geografia – UNESP 2022 – Configura uma característica econômica do Agreste nordestino
ALTERNATIVA B
O Agreste compreende a sub-região do Nordeste entre a Zona da Mata e o Sertão Nordestino. A economia é baseada em atividades ligadas à policultura alimentícia em pequenas propriedades comandadas por grupos familiares. Devido ao crescimento populacional da sub-região com o transbordo da economia litorânea, surgiram cidades médias com mercado consumidor ampliado e diversificado, como por exemplo, Campina Grande (PB).
Questão de Geografia – UNESP 2022 – A união entre ciência e técnica que, a partir dos anos 70, havia transformado o território brasileiro revigora-se com os novos e portentosos recursos da informação, a partir do período da globalização e sob a égide do mercado. E o mercado, graças exatamente à ciência, à técnica e à informação, torna-se um mercado global. O território ganha novos conteúdos e impõe novos comportamentos, graças às enormes possibilidades da produção e, sobretudo, da circulação dos insumos, dos produtos, do dinheiro, das ideias e informações, das ordens e dos homens. É a irradiação do meio técnico-científico-informacional que se instala sobre o território […].
ALTERNATIVA E
O professor Milton Santos definiu uma regionalização do território brasileiro a partir das características do meio técnico-cientifico-informacional. Assim, dividiu o Brasil em Amazônia, Nordeste, Centro-Oeste e Concentrada. Esta última região é definida por Milton Santos como sendo aquela que apresenta a irradiação técnico-cientifico-informacional e envolve os estados do Sul e do Sudeste do País. Já outras regiões brasileiras apresentam alguns casos pontuais ligados a essas características da Terceira Revolução Industrial.
Questão de Geografia – UNESP 2022 – A partir do momento em que determinado espaço (periférico ou central, mas tido como degradado e desvalorizado) passa a ser incorporado pelas estratégias do mercado imobiliário, em geral articuladas com as do Estado, temos como tendência uma imanente possibilidade de conflito. (Glória da A. Alves. “A mobilidade/imobilidade na produção do espaço metropolitano”. In: Ana F. A. Carlos et. al. (orgs.). A produção do espaço urbano, 2019.)
ALTERNATIVA C
O mercado imobiliário, em geral articulado com o Estado, busca espaços urbanos em que se possa provocar um efeito de valorização e consequente ganho financeiro através da especulação imobiliária. Para tal, o mercado busca áreas já tidas como degradadas e desvalorizadas para realizar “revitalizações” e valorização, o que, por consequência, irá provocar uma segregação socioespacial, principalmente dos antigos residentes de menor poder aquisitivo, processo conhecido como gentrificação.
Questão de Geografia – UNESP 2022 – Carlos Fioravanti: Se você pudesse entrar agora em um helicóptero e o piloto perguntasse “Vamos para onde?”, que lugares escolheria para revisitar ou conhecer?
ALTERNATIVA A
Questão de Geografia – UNESP 2022 – A subsidência é um processo de rebaixamento do terreno, que ocorre de forma lenta, em que a ação antrópica pode ser uma de suas causas. Caracteriza um exemplo de interferência da ação antrópica no processo de subsidência:
ALTERNATIVA E
Subsidência corresponde a um termo utilizado em vários ramos científicos, como a Geografia, Geologia e a Meteorologia. Em termos geológicos e geomorfológicos, corresponde ao deslocamento (movimento) de uma superfície para baixo em relação a um nível de referência. Ele pode ocorrer devido a vários fatores tanto de ordem natural quanto de ordem antrópica. Uma superexploração de determinados aquíferos por parte dos seres humanos é um bom exemplo de como grandes áreas podem sofrer rebaixamentos lentos devido a um desequilíbrio hidrológico local.
Questão de Geografia – UNESP 2022 – Junto a um vasto grupo de pessoas que trabalharam ao seu lado desde o final da década de 1970, Chico Mendes idealizou o modelo que traduziu com perfeição a ideia de desenvolvimento sustentável bem antes desse conceito se popularizar. Uma invenção brasileira que não tem comparação com qualquer outra no mundo. (www.nationalgeographicbrasil.com, 05.11.2020. Adaptado.)
ALTERNATIVA A
Chico Mendes se notabilizou por ser um líder na luta dos seringueiros ao utilizar os recursos da Floresta Amazônica de maneira sustentável. Mesmo com o assassinato de Chico Mendes, em 1988, a legislação brasileira criou instrumentos que atenderam as reivindicações de povos tradicionais da região ao possibilitar a implantação de Unidades de Conservação (UC), como sendo áreas de proteção ambiental delimitadas pelo poder público podendo ser de uso sustentável ou de proteção integral. Entre as categorias de UC existentes, há as Reservas Extrativistas (RESEX), definidas como área de domínio público com uso concedido às populações extrativistas tradicionais.
Questão de Geografia – UNESP 2022 – Trata-se de uma linguagem de comunicação visual, porém, de caráter monossêmico. Sua especificidade reside essencialmente no fato de estar fundamentalmente vinculada ao âmago das relações que podem se dar entre os significados dos signos. Sua tarefa essencial é a de transcrever as três relações fundamentais — de diversidade, de ordem, de proporcionalidade — entre objetos, fatos ou fenômenos que compõem a realidade considerada.
ALTERNATIVA D
Dentro da ciência cartográfica há uma linguagem de comunicação visual monossêmica (com apenas um sentido) com a responsabilidade de representar, entre outros itens, a relação de diversidade, de ordem e de proporcionalidade entre objetos, fatos ou fenômenos. Essa função da cartografia se dá através das representações gráficas, que, ao imporem símbolos/signos – podendo ser até de tamanhos diferentes – aos elementos do mapa, permitem-nos fazer comparações e análises dos itens propostos. Vale ressaltar que as projeções cartográficas são formas matemáticas de transcrever o espaço geográfico real (em três dimensões) em um mapa/papel (duas dimensões), o que não permite, por si só, fazer análises de diversidade, ordem e proporcionalidade.