Questões Geografia UNESP 2022

Questão de Geografia – UNESP 2022 – O terrorismo não tem outra ideologia que não seja a exaltação da morte, uma mentalidade legionária de múltiplas encarnações. Na Espanha, sofremos o do ETA [Pátria Basca e Liberdade] e o dos GAL [Grupos Antiterroristas de Libertação]; na Colômbia, o de guerrilheiros e paramilitares; no México, o dos cartéis criminosos e do narcoestado; no Chile, o dos sicários de Pinochet; no Oriente Médio, o de palestinos e israelenses. E tantos outros. Mas o que se instalou no âmbito global e transformou a vida política é o terrorismo de origem islâmico-fundamentalista e o contraterrorismo dos Estados, que fizeram do planeta um campo de batalha onde sobretudo morrem civis […].  (Manuel Castells. Ruptura: a crise da democracia liberal, 2018.)

O excerto identifica o terrorismo contemporâneo como um fenômeno
(A) mundial, praticado tanto por grupos externos ao controle estatal, quanto por regimes políticos institucionalizados.
(B) regional, presente nas distintas partes do planeta, mas sempre resultante de disputas restritas a interesses locais e particulares.
(C) relacionado ao crime organizado, que se manifesta tanto por meio de estratégias clandestinas quanto através de corporações legalizadas.
(D) associado a ideologias extremistas de direita ou de esquerda, que agem para obter o controle de aparatos políticos estatais.
(E) étnico e religioso, por resultar de ações de grupos perseguidos, que recorrem à ação armada para reivindicar seus direitos.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA A

O terrorismo contemporâneo é um fenômeno mundial, o texto ilustra a presença de grupos extremistas em vários continentes, tanto de movimentos separatistas, por disputas territoriais e de finalidade étnica e religiosa.

Questão de Geografia – UNESP 2022 – Examine o mapa.

O mapa apresenta uma regionalização do espaço mundial baseada em organizações
(A) ambientais.
(B) geopolíticas.
(C) comerciais.
(D) industriais.
(E) econômicas.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA B

O mapa ilustra a regionalização do espaço mundial em organizações geopolíticas, mostrando as organizações de América Anglo-Saxônica e Europa Ocidental; países africanos; Rússia e Ásia Central; e Sudeste Asiático.

Questão de Geografia – UNESP 2022 –  Cadê Palestina no Google Maps? Polêmica antiga ressurge nas redes sociais

A reportagem acessou o Maps e verificou os nomes dos territórios da Cisjordânia e Gaza, ambos demarcados com uma linha tracejada, usada pela plataforma para indicar limites territoriais em disputa. Quando se trata de áreas não disputadas, a linha é cinza e sólida. Ao aproximar a imagem, aparece no contorno da linha a frase “1950 – linha do acordo de armistício”. (www.uol.com.br, 16.07.2020.)
A representação espacial questionada no título da reportagem reflete
(A) conflitos entre muçulmanos e hindus pelo controle territorial.
(B) embates entre sírios e libaneses pela hegemonia política local.
(C) desacordos entre sírios e judeus pela posse de áreas agrícolas.
(D) guerras entre árabes e muçulmanos pelo direito à descolonização.
(E) disputas entre árabes e judeus pela criação de seus Estados.

VER RESPOSTA

ALTERNATIVA E

A reportagem cita os territórios da Cisjordânia e de Gaza, fazendo referência à Palestina, onde ocorre a disputa histórica entre árabes muçulmanos (Palestina) e judeus (Israel).




Questão de Geografia – UNESP 2022 – Analise o gráfico. Evolução da indústria e da agricultura no Brasil no período 1939-1982 (em % do PIB)

Destacado pela seta, o momento em que os percentuais da indústria ultrapassam os da agricultura na composição do PIB brasileiro possui relação com
(A) o processo de internacionalização da economia brasileira, destacando-se a indústria automobilística.
(B) o investimento nacional em plataformas de exportação, destacando-se a indústria de eletrodomésticos.
(C) a inserção do Brasil em acordos de livre-comércio, destacando-se a indústria siderúrgica.
(D) a flexibilização na tributação de empresas nacionais, destacando-se a indústria petroquímica.
(E) a formação de conglomerados nacionais, destacando-se a indústria de construção civil.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA A

O gráfico ilustra com uma seta a superioridade da indústria em relação à agricultura entre os anos de 1953 e 1957, período governado por Juscelino Kubitschek, quando ocorreu a chegada das multinacionais do setor automobilístico.

Questão de Geografia – UNESP 2022 – Analise o mapa. Assassinatos no campo no Brasil, 1986-2006

Considerando o mapa e conhecimentos sobre o campo brasileiro,
(A) a ocorrência de assassinatos foi reduzida em áreas onde a agricultura comercial se fez hegemônica.
(B) o menor número de assassinatos na região Norte indica a eficiência das políticas de reforma agrária no Brasil.
(C) a área com maior ocorrência de assassinatos coincide com o avanço da fronteira agrícola.
(D) o elevado número de assassinados em áreas interioranas é compreendido pela fragilidade dos limites estaduais.
(E) a insegurança nas áreas rurais reflete o desinteresse nacional pela população residente fora das capitais.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA C

O mapa mostra a maior ocorrência de assassinatos no campo na borda oriental da Floresta Amazônica, área que envolve o leste do Pará, o centro-norte do Maranhão e o norte de Tocantins, área conhecida como Bico do Papagaio.

Questão de Geografia – UNESP 2022 – No aniversário de 20 anos do Estatuto da Cidade, é fundamental refletir sobre o seu legado nas cidades brasileiras. Seu grande avanço consiste em definir instrumentos claros para um planejamento urbano com propósito social e calcado na gestão democrática da cidade, viabilizando, na prática, o reconhecimento da função social da propriedade. (https://diplomatique.org.br, 06.07.2021. Adaptado.)

Consiste um exemplo de descumprimento da função social da propriedade nas cidades
(A) a concentração de linhas de transporte público nas periferias, em detrimento do grande número de trabalhadores que moram nas áreas centrais.
(B) a presença de imóveis ociosos em áreas com boa infraestrutura coexistindo com a realidade precária das periferias.
(C) a expansão da distribuição do saneamento básico em áreas regularizadas, em contraste com as falhas no acesso a esses serviços em áreas irregulares.
(D) a realização da coleta seletiva de lixo em áreas regularizadas convivendo com a permanência de lixões em áreas irregulares.
(E) a centralização dos empregos em áreas com boa infraestrutura, em detrimento da população desempregada que reside nas periferias.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA B

A especulação imobiliária é a causa da manutenção de um grande número de imóveis desocupados, em áreas bem servidas pela infraestrutura urbana, em flagrante respeito ao cumprimento da função social da propriedade, constante no Estatuto das Cidades.

Questão de Geografia – UNESP 2022 – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza periodicamente censos para analisar a distribuição da população brasileira segundo a cor da pele. Nesse contexto, as informações obtidas pelos censos permitem a

(A) apresentação de planos de contingência à entrada de imigrantes, grupos constituídos por indivíduos com potencial de descaracterizar o perfil demográfico nacional.
(B) construção de políticas afirmativas articuladas à hegemonia populacional, assegurando o combate aos preconceitos no Brasil.
(C) reestruturação da territorialidade das comunidades tradicionais, deslocando populações segundo sua participação no todo nacional.
(D) elaboração de políticas públicas que busquem reduzir desigualdades sociais, especialmente aos grupos minoritários.
(E) reavaliação da definição dos grupos formadores da população brasileira, minimizando a participação de populações pouco expressivas.

VER RESPOSTA

ALTERNATIVA D

Em função do processo histórico nacional, determinados grupos segundo a cor da pele viram-se marginalizados no desenvolvimento da sociedade, seja do ponto de vista econômico, educacional, social etc. A pesquisa do IBGE vai permitir que a sociedade brasileira, por intermédio de seus representantes, possa estabelecer mecanismos de correção, recuperando assim direitos de grupos minoritários.

Questão de Geografia – UNESP 2022 – O Pantanal, sob os aspectos geológico e geomorfológico, corresponde a

(A) uma planície em desgaste, na qual os processos erosivos superam o intemperismo químico.
(B) um escudo cristalino em desgaste, no qual os processos erosivos superam a sedimentação.
(C) uma depressão em desgaste, na qual a desagregação supera a deposição de material removido.
(D) um planalto em formação, no qual a sedimentação supera o intemperismo físico.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA E

O Pantanal Mato-Grossense se constitui numa das últimas formações geológicas da Terra (Era Cenozoica, Quaternário), formando-se pela deposição de sedimentos drenados pela Bacia do Rio Paraguai e depositados nas cheias de verão-outono. Devido à baixa declividade do terreno, os processos de sedimentação superam os de erosão, sendo os sedimentos retirados dos planaltos de entorno (tal como a Chapada dos Parecis, por exemplo).




Questão de Geografia – UNESP 2022 – Observe as imagens e o mapa.

O fenômeno esquematizado nas imagens, cuja área de ocorrência está delimitada no mapa, corresponde
(A) à condensação atmosférica, responsável pelo resfriamento do ar úmido em superfície, o que resulta na ocorrência de orvalho e de nevoeiro.
(B) às monções de inverno e de verão, caracterizadas por sistemas de circulação atmosférica que determinam períodos de seca e chuva.
(C) à frente estacionária, classificada como uma frente fria sem movimentação por um longo período, o que resulta em chuvas torrenciais.
(D) à inversão térmica, provocada pela resistência aos movimentos de ar verticais que formam as precipitações convectivas.
(E) às ressacas, constituídas por episódios de ventos fortes em direção ao litoral que geram ciclones extratropicais.

VER RESPOSTA

ALTERNATIVA B

Os ventos monçônicos se destacam principalmente na região que abrange o Oceano Índico e causam seus efeitos no sul e sudeste asiático. Durante o verão do Hemisfério Norte, os ventos sopram quentes e úmidos do Índico para o sul da Ásia (Índia, principalmente) causando chuvas pela condensação da umidade por efeito orográfico nas cordilheiras da região. Durante o inverno, os ventos partem frios e secos do interior do continente asiático para o Índico, trazendo secas. Desse mecanismo dependem muitas atividades agrícolas do sul da Ásia.

Questão de Geografia – UNESP 2022 – Os corredores florestais são estratégicos para a conservação e a recuperação de paisagens degradadas. Sob o ponto de vista do meio ambiente, a implantação desses corredores é importante por combater

(A) o impacto do efeito de borda e a movimentação de animais silvestres.
(B) a perda da produtividade dos solos e a expansão agrícola.
(C) o refúgio da fauna local e o descontrole biológico de pragas.
(D) a diminuição de áreas naturais e o isolamento de espécies.
(E) a fragmentação dos ecossistemas e o intercâmbio de polinizadores.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA D

Ao unir áreas preservadas isoladas, o corredor florestal, devidamente protegido, permite que formações vegetais (não apenas florestas) possam retomar lentamente parte de sua estrutura original, recuperando áreas naturais que estavam em retração, evitando que espécies, animais ou vegetais, que se encontravam isoladas corram o risco de extinção.

Questão de Geografia – UNESP 2022 – Examine o esquema.

As relações apresentadas no esquema fazem referência à
(A) escala cartográfica.
(B) simbolização cartográfica.
(C) precisão gráfica do mapa.
(D) orientação do mapa.
(E) projeção cartográfica.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA A

A escala é a relação matemática existente entre uma determinada área e sua representação em um mapa. Ou ainda o número de vezes que se reduz uma determinada área para que ela caiba num mapa. Quanto menor a escala, maior é a área mapeada, porém perdem-se detalhes em função da forte redução do fenômeno representado. Ao contrário, uma escala grande reduz poucas vezes uma determinada área, porém apresenta alto grau de detalhamento.

Questão de Geografia – UNESP 2022 – Analise o gráfico. Crescimento populacional mundial, 1700-2100

A análise do gráfico mostra que o período de
(A) transição demográfica está em processo de encerramento.
(B) crescimento migratório está em processo de decréscimo.
(C) explosão demográfica está em processo de estabilização.
(D) crescimento vegetativo está em processo de intensificação.
(E) bônus demográfico está em processo de diminuição.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA A

O gráfico do exercício demonstra que até 2100 a taxa de crescimento da população mundial vai declinar de maneira significativa. Tal variação indica o encerramento do processo de transição demográfica, que está ocorrendo de maneira acentuada devido à redução do crescimento vegetativo, vinculada à diminuição contínua da taxa de natalidade no mundo.

Questão de Geografia – UNESP 2022 – Examine o mapa.

Considerando a iniciativa de doze países sul-americanos de promoção do desenvolvimento de infraestruturas de transporte, energia e comunicação, o destaque indicado com X na legenda do mapa corresponde a
(A) corredores bioceânicos de interligações estratégicas.
(B) eixos transfronteiriços de preservação ecológica.
(C) linhas de transmissão de eletricidade interconectadas.
(D) fluxos de expansão do mercado de divisas.
(E) redes de influência de grandes centros urbanos.

VER RESPOSTA

ALTERNATIVA A

A Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Sul-americana (IIRSA) consiste em um foro de diálogo entre autoridade responsáveis pela infraestrutura de transportes, energia e comunicação dos países da América do Sul. O projeto tem como intuito, mesmo ainda sem infraestrutura completamente construída, realizar uma integração regional bioceânica (entre o oceano Atlântico e Pacífico) e os mais diversos países da região. Vale ressaltar que a IIRSA está dentro do contexto geopolítico da intenção de fortalecer a multilateralidade entre os países do subcontinente, que atualmente se encontra fragilizado.

Questão de Geografia – UNESP 2022 – Na formação do território brasileiro, nos séculos XVII e XVIII, as atividades econômicas da pecuária e da mineração foram responsáveis pela

(A) construção de feitorias no litoral.
(B) conquista dos sertões.
(C) grilagem de terras.
(D) elaboração de políticas aduaneiras.
(E) realocação espacial das agroindústrias.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA B

A pecuária e a mineração foram determinantes para a expansão das atividades econômicas em direção ao interior do país (sertões), considerando que no primeiro século de colonização a ocupação territorial concentrou-se na faixa litorânea, especialmente nas atuais regiões Nordeste e Sudeste, atrelada à exploração do pau-brasil e ao desenvolvimento da economia canavieira.




Questão de Geografia – UNESP 2022 – Configura uma característica econômica do Agreste nordestino

(A) o abrigo de empresas desenvolvedoras de softwares, sendo um exemplo a cidade de Recife, em Pernambuco.
(B) a venda de excedentes das policulturas familiares em tradicionais feiras livres, sendo um exemplo a feira da cidade de Campina Grande, na Paraíba.
(C) a variada oferta de vias de escoamento produtivo em portos, sendo um exemplo a estrutura da cidade de São Luís, no Maranhão.
(D) a monocultura de arroz ao longo de vales fluviais, sendo um exemplo o vale da cidade de Teresina, no Piauí.
(E) o investimento na recuperação dos centros históricos turísticos, sendo um exemplo a cidade de Maceió, em Alagoas.

VER RESPOSTA

ALTERNATIVA B

O Agreste compreende a sub-região do Nordeste entre a Zona da Mata e o Sertão Nordestino. A economia é baseada em atividades ligadas à policultura alimentícia em pequenas propriedades comandadas por grupos familiares. Devido ao crescimento populacional da sub-região com o transbordo da economia litorânea, surgiram cidades médias com mercado consumidor ampliado e diversificado, como por exemplo, Campina Grande (PB).

Questão de Geografia – UNESP 2022 –  A união entre ciência e técnica que, a partir dos anos 70, havia transformado o território brasileiro revigora-se com os novos e portentosos recursos da informação, a partir do período da globalização e sob a égide do mercado. E o mercado, graças exatamente à ciência, à técnica e à informação, torna-se um mercado global. O território ganha novos conteúdos e impõe novos comportamentos, graças às enormes possibilidades da produção e, sobretudo, da circulação dos insumos, dos produtos, do dinheiro, das ideias e informações, das ordens e dos homens. É a irradiação do meio técnico-científico-informacional que se instala sobre o território […].

(Milton Santos e María L. Silveira. O Brasil, 2006.)
No território brasileiro, a irradiação apresentada ocorreu
(A) restrita às sedes dos estados que dispunham de capital e influência política para receber as novidades do mercado externo.
(B) estruturada em arquipélagos de modernidade alheios às heranças socioeconômicas regionais.
(C) de modo homogêneo pelas regiões do país ao receber, constantemente, recursos federais para o desenvolvimento nacional.
(D) estimulada pelo desejo de cooperação internacional para superar fragilidades de renda, educação e saúde nas esferas locais.
(E) de maneira espacialmente contínua nas regiões Sudeste e Sul e de modo pontual nas demais regiões do país.

VER RESPOSTA

ALTERNATIVA E

O professor Milton Santos definiu uma regionalização do território brasileiro a partir das características do meio técnico-cientifico-informacional. Assim, dividiu o Brasil em Amazônia, Nordeste, Centro-Oeste e Concentrada. Esta última região é definida por Milton Santos como sendo aquela que apresenta a irradiação técnico-cientifico-informacional e envolve os estados do Sul e do Sudeste do País. Já outras regiões brasileiras apresentam alguns casos pontuais ligados a essas características da Terceira Revolução Industrial.

Questão de Geografia – UNESP 2022 – A partir do momento em que determinado espaço (periférico ou central, mas tido como degradado e desvalorizado) passa a ser incorporado pelas estratégias do mercado imobiliário, em geral articuladas com as do Estado, temos como tendência uma imanente possibilidade de conflito. (Glória da A. Alves. “A mobilidade/imobilidade na produção do espaço metropolitano”. In: Ana F. A. Carlos et. al. (orgs.). A produção do espaço urbano, 2019.)

Nas cidades brasileiras, uma manifestação do conflito destacado no excerto é
(A) a formação de zonas econômicas especiais.
(B) a realização do ajuste estrutural.
(C) o incremento da segregação socioespacial.
(D) o estímulo à inversão demográfica.
(E) a ampliação da centralidade urbana.

VER RESPOSTA

ALTERNATIVA C

O mercado imobiliário, em geral articulado com o Estado, busca espaços urbanos em que se possa provocar um efeito de valorização e consequente ganho financeiro através da especulação imobiliária. Para tal, o mercado busca áreas já tidas como degradadas e desvalorizadas para realizar “revitalizações” e valorização, o que, por consequência, irá provocar uma segregação socioespacial, principalmente dos antigos residentes de menor poder aquisitivo, processo conhecido como gentrificação.

Questão de Geografia – UNESP 2022 – Carlos Fioravanti: Se você pudesse entrar agora em um helicóptero e o piloto perguntasse “Vamos para onde?”, que lugares escolheria para revisitar ou conhecer?

Jurandyr L. S. Ross: Vou ser pragmático, estou precisando fazer um sobrevoo em um lugar em que nunca estive, e estou orientando um doutorado sobre essa região. É um lugar muito interessante porque, entre os relevos montanhosos, há superfícies baixas e planas, com um clima de transição do Cerrado para a Caatinga, solo fértil e uma intensa agricultura irrigada. Tenho muita curiosidade de conhecer esse lugar. (Carlos Fioravanti. https://revistapesquisa.fapesp.br. Adaptado.)
No mapa, o lugar descrito no excerto corresponde ao número
(A) 1 — Chapada Diamantina.
(B) 4 — Planalto da Borborema.
(C) 2 — Chapada dos Parecis.
(D) 5 — Serra dos Carajás.
(E) 3 — Serra da Canastra.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA A

A região descrita pelo Prof. Jurandyr Ross é a Chapada Diamantina. Trata-se uma área marcada por depressões intermontanas, de transição entre o Cerrado e a Caatinga, localizada no estado da Bahia, com o desenvolvimento de solos férteis para a prática da agricultura irrigada.



Questão de Geografia – UNESP 2022 – A subsidência é um processo de rebaixamento do terreno, que ocorre de forma lenta, em que a ação antrópica pode ser uma de suas causas. Caracteriza um exemplo de interferência da ação antrópica no processo de subsidência:

(A) os desmoronamentos internos de rochas.
(B) os movimentos orogenéticos.
(C) o desmatamento das matas ciliares.
(D) os movimentos de massa.
(E) a superexploração de aquíferos.
VER RESPOSTA

ALTERNATIVA E

Subsidência corresponde a um termo utilizado em vários ramos científicos, como a Geografia, Geologia e a Meteorologia. Em termos geológicos e geomorfológicos, corresponde ao deslocamento (movimento) de uma superfície para baixo em relação a um nível de referência. Ele pode ocorrer devido a vários fatores tanto de ordem natural quanto de ordem antrópica. Uma superexploração de determinados aquíferos por parte dos seres humanos é um bom exemplo de como grandes áreas podem sofrer rebaixamentos lentos devido a um desequilíbrio hidrológico local.

Questão de Geografia – UNESP 2022 – Junto a um vasto grupo de pessoas que trabalharam ao seu lado desde o final da década de 1970, Chico Mendes idealizou o modelo que traduziu com perfeição a ideia de desenvolvimento sustentável bem antes desse conceito se popularizar. Uma invenção brasileira que não tem comparação com qualquer outra no mundo. (www.nationalgeographicbrasil.com, 05.11.2020. Adaptado.)

O modelo abordado no excerto corresponde à
(A) reserva extrativista, que assegura a proteção florestal e das populações tradicionais.
(B) estação ecológica, que permite a realização de pesquisas científicas básicas e aplicadas.
(C) área endêmica, que abriga exemplares raros da biota regional.
(D) área agroecológica, que permite a prática da permacultura e garante a justiça social.
(E) reserva biológica, que preserva o equilíbrio natural sem a intervenção humana.

VER RESPOSTA

ALTERNATIVA A

Chico Mendes se notabilizou por ser um líder na luta dos seringueiros ao utilizar os recursos da Floresta Amazônica de maneira sustentável. Mesmo com o assassinato de Chico Mendes, em 1988, a legislação brasileira criou instrumentos que atenderam as reivindicações de povos tradicionais da região ao possibilitar a implantação de Unidades de Conservação (UC), como sendo áreas de proteção ambiental delimitadas pelo poder público podendo ser de uso sustentável ou de proteção integral. Entre as categorias de UC existentes, há as Reservas Extrativistas (RESEX), definidas como área de domínio público com uso concedido às populações extrativistas tradicionais.

Questão de Geografia – UNESP 2022 –  Trata-se de uma linguagem de comunicação visual, porém, de caráter monossêmico. Sua especificidade reside essencialmente no fato de estar fundamentalmente vinculada ao âmago das relações que podem se dar entre os significados dos signos. Sua tarefa essencial é a de transcrever as três relações fundamentais — de diversidade, de ordem, de proporcionalidade — entre objetos, fatos ou fenômenos que compõem a realidade considerada.

(Marcello Martinelli. Cartografia temática, 2016. Adaptado.)
A linguagem destacada no excerto corresponde à
(A) projeção cartográfica.
(B) compreensão espacial.
(C) flexibilização geográfica.
(D) representação gráfica.
(E) aerofotogrametria.

VER RESPOSTA

ALTERNATIVA D

Dentro da ciência cartográfica há uma linguagem de comunicação visual monossêmica (com apenas um sentido) com a responsabilidade de representar, entre outros itens, a relação de diversidade, de ordem e de proporcionalidade entre objetos, fatos ou fenômenos. Essa função da cartografia se dá através das representações gráficas, que, ao imporem símbolos/signos – podendo ser até de tamanhos diferentes – aos elementos do mapa,  permitem-nos fazer comparações e análises dos itens propostos. Vale ressaltar que as projeções cartográficas são formas matemáticas de transcrever o espaço geográfico real (em três dimensões) em um mapa/papel (duas dimensões), o que não permite, por si só, fazer análises de diversidade, ordem e proporcionalidade.