QUESTÕES HISTÓRIA FUVEST – 2021

Questão de História – FUVEST 2021 – A exploração da prata americana pelos espanhóis no século XVI teve grande importância na história mundial porque:

a) incentivou a exploração metálica em outras regiões do globo, como Austrália e Ásia, além de facilitar a Revolução Industrial inglesa.
b) contribui para o declínio do império asteca além de causar impacto ambiental no litoral da América com a formação de cidades até então despovoadas.
c) acelerou a extinção de formas de acúmulo de capital mercantil em escala global substituindo pelo capital industrial e financeiro.
d) conectou o continente americano com as partes dos extremo oriente onde a prata também era explorada além de atrair grandes contingentes de africanos escravizados ao caribe.
e) aumentou a circulação de moeda nas redes mundiais da economia europeia além de impactar as estruturas sociais indígenas pelo crescimento da exploração de seu trabalho.
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ALTERNATIVA A

A enorme quantidade de metais preciosos – ouro e prata – que a exploração colonialista canalizou para a Europa, no séculos XVI e início do XVII, aumentou de tal forma a acumulação e circulação monetária no Velho Mundo que produziu a “Revolução dos Preços” (elevação de 400 por cento nos preços no período de cem anos) e serviu de base para as práticas metalistas do mercantilismo. Paralelamente, a extração de metais na América fortaleceu a exploração do trabalho compulsório indígena, sob a forma de escravização e, depois, pela instituição da mita.

Questão de História – FUVEST 2021 – “A base física do Brasil, ao principiar o século XVIII, era profundamente diversa daquela que, mesmo numa interpretação liberal do Tratada de Tordesilhas, fora assentada no diploma de 1494. A expansão ao longo do litoral levara ao Oiapoc, no norte, e ao Prata, no sul. O rush do ouro estava determinando a ampliação da área oeste do mesmo modo por que a ‘droga do sertão’ explicava a façanha da incorporação do mundo amazônica. Toda uma geografia nova, política, social e econômica se estava escrevendo na América portuguesa […].”

(Arthur F. Reis. “Os tratados de limites’. História geral da civilização brasileira, t. I, v.1, p. 396.)
A partir da leitura do trecho e de seus conhecimentos, é correto afirmar que:
a) o Tratado de Tordesilhas representou uma permanente barreira a exploração econômica dos sertões portugueses da América, e só foi ultrapassada no século XVIII por sertanistas que passaram a agir junto à Coroa Portuguesa.
b) a ocupação da Amazônia foi determinante na formação do território português da América porque as drogas do sertão puderam ser exploradas por longos períodos, ao contrário do efêmero ouro de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
c) embora a mineração tenha interiorizado a presença portuguesa no continente, a definição das fronteiras territoriais do Brasil só se completaria definitivamente muito depois, no começo do século XX.
d) mesmo com o rush minerador a economia colonial portuguesa continuou isolada em relação aos principais circuitos econômicos europeus de sua época, situação que só alteraria na primeira década do século XIX.
e) a realidade econômica de Portugal e Espanha no séculos XVII e XVIII tornou o Tratado de Tordesilhas obsoleto, uma vez que neste período importava menos o comércio extrativista e mais a produção industrial.
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ALTERNATIVA C

A rigor, a interiorização da colonização portuguesa na América do Sul não foi fruto exclusivo da atividade mineradora, como aliás o próprio enunciado explicita. Grosso modo, as fronteiras terrestres brasileiras foram definidas em 1750, pelo Tratado de Madri. Todavia, permaneceram pendentes detalhes terri – tori ais que somente seriam acertados por acordos celebrados com os países vizinhos em princípios do Brasil República, na maioria das vezes por meio de arbitramento.

Questão de História – FUVEST 2021 – A economia do Império do Brasil foi caracterizada por

a) prevalecimento do trabalho assalariado imigrante e investimentos estatais na indústria primária.
b) desenvolvimento de relações comerciais e diplomáticas com países americanos, em detrimento das relações com os países europeus.
c) conjugação entre desenvolvimento agrícola e indústria, responsável por tornar o Brasil a 4.ª maior economia do mundo.
d) crescimento progressivo da dívida externa e preponderância de uma economia agroexportadora.
e) redução contínua do tráfico de escravos e políticas publicas voltadas à alfabetização e capacitação profissional de trabalhadores pobres.
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ALTERNATIVA D

Durante o período imperial na história do Brasil, manteve-se o caráter agroexportador de nossa economia, com o crescimento expressivo da lavoura cafeeira, integrada na rede capitalista mundial em plena expansão. A escravidão, preponderante no período, começou a entrar em declínio a partir de 1850, sendo substituída por outros mecanismos de exploração do trabalho. Ao mesmo tempo, os gastos com a modernização da infraestrutura (por exemplo, ferrovias) e com as guerras no Prata, notadamente a do Paraguai, resultaram em crescente dívida externa, principalmente diante de bancos ingleses.

Questão de História – FUVEST 2021 – A Cabanagem foi uma revolta social ocorrida no Norte do Brasil entre 1835 e 1840 e se insere em um contexto frequentemente chamado de “Período Regencial”. Trata-se de uma revolta que, junto a outras do mesmo período, indica:

a) o impacto, no Brasil, de conflitos de fronteira com os países hispânicos recém formados na América.
b) expansão de interesses imperialistas franceses e alemães em meio a geopolítica da 2.ª Revolução Industrial.
c) a capacidade negociadora das elites imperiais em evitar que questões regionais desembocassem em conflitos armados.
d) a persistência, no contexto nacional brasileiro, de disputas entre jesuítas e governantes em torno da exploração do trabalho escravo.
e) o caráter violento e socialmente excludente do processo de formação do Estado nacional brasileiro.
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ALTERNATIVA E

Em meio ao processo de construção do Estado nacional brasileiro, a partir da independência em 1822, a questão das autonomias regionais teve grande importância – ainda mais em um país de dimensão continental como o Brasil. A Cabanagem (1835-1840) foi uma das principais revoltas ocorridas no Período Regencial, e refletia a vontade de autonomia que províncias, como o Grão-Pará, buscavam naquele momento. Contando com forte participação popular (os cabanos), a Cabanagem foi fortemente reprimida pelas tropas legalistas da Regência, deixando um saldo de cerca de 30mil mortos, à época, 30% da população da província. Tal episódio nos demonstra que as reivindicações e pautas das classes mais baixas (no caso do Grão-Pará, os cabanos), como fim da escravidão e defesa de um governo republicano, não poderiam compor nenhum debate público no Brasil independente, e que o processo de formação do Estado nacional brasileiro seria feito excluindo esses segmentos sociais. Mais do que isso, que aqueles movimentos que tentassem pautar essa construção de maneira diferente do que a defendida pelo poder regencial seriam contidos violentamente.

Questão de História – FUVEST 2021 –  “Uma das folhas de ontem estampou (…) o programa da recepção presidencial em que, diante do corpo diplomático, da mais fina sociedade do Rio de Janeiro, aqueles que deviam dar o exemplo das maneiras mais distintas, dos costumes mais reservados elevaram o Corta-Jaca a altura de uma instituição social. Mas o Corta-Jaca de que ouvira falar há muito tempo que vem a ser, senhor presidente? A mais baixa, a mais chula, a mais grosseira de todas as danças selvagens, a irmã gêmea do batuque, do cateterê e do samba. Mas nas recepções presidenciais o ‘Corta Jaca’ é executado com todas as honras da música de Wagner e não sequer que a consciência deste país se revolte, que as nossas faces se enrubesçam e que a mocidade se ria.” (Rui Barbosa, Senado, 8/11/1914.)

A partir do texto, identifique a alternativa correta.
a) a crítica permite compreender que, apesar da mudança do regime político, as elites republicanas permaneceram adeptas da cultura cosmopolita e europeia.
b) o discurso elogia os esforços para compatibilizar a cultura republicana com as práticas e tradições dos grupos populares.
c) a eclosão da 1.ª Guerra Mundial contribuiu para a difusão de uma política cultural de caráter nacionalista e excludente.
d) o programa musical adotado na recepção revela tendências modernistas ao conferir status de arte à danças populares.
e) a apresentação do maxixe Corta Jaca indicava uma resposta para contornar a xenofobia e a eugenia presente na cultura oficial.
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ALTERNATIVA A

Corta-Jaca era o título de um maxixe (ritmo popular da época) composto pela musicista Chiquinha Gonzaga e, no caso em referência, foi executado por Nair de Teffé, esposa do presidente da República, marechal Hermes da Fonseca. Embora a crítica de Rui Barbosa não cite nomes, seria possível considerá-la um ataque à postura feminista daquelas duas mulheres. A formulação da alternativa A restringe a fala de Rui à valorização da cultura elitista de origem europeia, desprezando as manifestações culturais de cunho popular.

Questão de História – FUVEST 2021 –  A ascensão dos regimes totalitários na Europa das primeiras décadas do século XX teve o amparo de milícias que arregimentaram uma legião de indivíduos de ordem social heterogênea. Dentre esses grupos, destacam-se

a) a tropa de proteção (SS), que foi uma organização paramilitar incumbida de organizar as manifestações de massa em apoio ao nazismo.
b) os camisas negras, que organizavam ações violentas, intimidação e assassinatos contra opositores de Mussolini.
c) a seção de assalto (SA), que foi uma organização paramilitar responsável por assegurar os interesses nazistas nos territórios ocupados.
d) as falanges espanholas, que foram empregadas na realização de atentados contra monarquistas e membros da comunidade judaica.
e) as milícias salazaristas que atuavam para garantir a resistência contra os interesses portugueses na Ásia.
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ALTERNATIVA B

O fascismo italiano, criado por Mussolini, no pósPrimeira Guerra Mundial, foi o primeiro movimento de extrema direita do período, o qual serviu de modelo ideológico e organizacional para outros grupos que surgiram subsequentemente. Uma das características do fascismo foi a criação de milícias uniformizadas destinadas a atacar partidários de outras correntes políticas, principalmente de esquerda. O uso de uniformes (no caso camisas negras) entre os milicianos fascistas tornou-se prática recorrente na extrema direita do período, alcançando até o Brasil, com os “camisas verdes” integralistas.




Questão de História – FUVEST 2021 –  A imagem é considerada uma das referências do movimento artístico e cultural denominado Renascimento. Analise atentamente.

Essa imagem pode ser considerada renascentista porque:
a) representa as personagens de forma simbólica e recorre a temas da doutrina cristã.
b) reforça a perspectiva teocêntrica, ao representar a virgem Maria no centro da composição pictórica.
c) retoma o tema da pureza da alma feminina estabelecendo uma releitura narrativa sobre o pecado original.
d) adota o contraste dramático entre tons claros e escuros em sintonia com as tensões religiosas do período.
e) utiliza a técnica da perspectiva tridimensional, que provoca a ilusão de profundidade e espaço.
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ALTERNATIVA E

Dentre as características do movimento artístico e cultural denominado Renascimento, presentes na obra A Primavera, de Sandro Botticelli, destacam-se: o uso racional da técnica da perspectiva geométrica, responsável pela ilusão de profundidade, observada entre as personagens, em suas posições no espaço do cenário e proporções;  e a temática extraída da mitologia greco-romana, observada na presença de personagens como a deusa da beleza Vênus, e outras divindades. Destaca-se ainda o caráter antropocêntrico da obra, observado nas feições e proporções harmônicas e belas dos corpos representados e a simetria da composição. A obra pode ser interpretada como uma evocação da ideia neoplatônica do amor, sua beleza e pureza idealizada na arte e no pensamento, em oposição ao amor carnal, bem ao espírito da Renascença Italiana.

Questão de História – FUVEST 2021 – Leia com atenção os dados do quadro e da tabela, relativos à epidemia de gripe espanhola na cidade de São Paulo, em 1918.

Considerando as informações apresentadas é correto afirmar que
a) a mortalidade gripal verificada nos distritos de Belezinho e da Mooca foi resultado de alta concentração demográfica associada às condições de habitação e serviços.
b) Os índices elevados de óbito forem verificados entre os distritos que se concentravam que concentravam os contingente demográfico, independente do tipo de moradia e dos benefícios existentes.
c) o número de óbitos gripais colhidos no Bom Retiro atesta que não há correlação entre topografia, tipo de moradia e de origem sociais dos infectados
d) apesar da semelhança entre as condições sanitárias e residenciais no distritos da Se e da Liberdade o índice de mortalidade verificado é significativamente distinto.
e) os dados indicam que a epidemia se alastrou por toda a cidade, com igual impacto sobre a população não importa a classe, a profissão ou a topografia do distrito
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ALTERNATIVA A

De acordo com a tabela, os bairros periféricos do Belenzinho e da Mooca, por contarem com maior densidade populacional (o que favorecia o contágio), a par de condições insatisfatórias de habitabilidade e de serviços, foram muito mais suscetíveis à expansão da “gripe espanhola” do que os bairros centrais, povoados por moradores com melhores condições econômicas e com maior disponibilidade de equipamentos sanitários. Aliás, a mesma comparação poderia ser feita entre bairros elitizados e áreas periféricas paulistanas por ocasião da pandemia provocada pelo covid-19 em 2020-21.

Questão de História – FUVEST 2021 – Leia o texto. “A corrupção nos costumes das mulheres é ainda uma coisa prejudicial ao fim que se propõe o governo, e à boa conservação das leis do Estado […] É o que aconteceu em Esparta […]. Tais são as observações feitas entre os lacedemônios: no tempo da sua dominação as mulheres resolviam todas as questões. De resto, que diferença existe em que as mulheres governem, ou que os magistrados sejam governados por mulheres? […] As mulheres dos lacedemônios, mesmo no caso de perigo, fizeram-lhes o maior mal possível”. (Aristóteles, A política. p. 79-80.)

É correto afirmar sobre as mulheres na Grécia Antiga:
a) obtiveram direitos à educação e acesso às escolas filosóficas da cidade-estado de Atenas durante o período Clássico.
b) Em Esparta, recebiam educação física na infância, tinham direito à herança e administravam as propriedades na ausência dos maridos.
c) Adquiriram poderes políticos como cidadãs, apenas com o estabelecimento do Império Macedônico, sob a liderança de Alexandre Magno.
d) Em Atenas, podiam participar de algumas discussões na Eclésia e possuíam direitos políticos durante o período da Democracia.
e) Tornaram-se legisladoras e integrantes do Conselho dos mais velhos na cidade-estado de Tebas.
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ALTERNATIVA B

O caráter militarista das instituições espartanas fazia com que os espartíatas (estamento aristocrático predominante), dos vinte aos sessenta anos, estivessem praticamente imersos nas atividades militares e eventualmente políticas. Tal peculiaridade fez com que as mulheres dessa camada social assumissem funções que, em outras formações sociais, seriam exercidas pelos homens.

Questão de História – FUVEST 2021 –  [No Brasil] a transição da predominância indígena para a africana na composição da força de trabalho escrava ocorreu aos poucos ao longo de aproximadamente meio século. Quando os senhores de engenho, individualmente, acumulavam recursos suficientes, compravam alguns cativos africanos, e iam acrescentando outros à medida que capital e crédito se tornavam disponíveis. Em fins do século XVI, a mão de obra dos engenhos era mista do ponto de vista racial, e a proporção foi mudando constantemente e favor dos africanos e sua prole. Com base na leitura do trecho e em seus conhecimentos, podemos afirmar corretamente que no Brasil

a) A implementação da escravidão de origem africana não fez desaparecer a escravidão indígena, pois o emprego de ambos poderia variar segundo épocas e regiões específicas.
b) Do ponto de vista senhorial, valia a pena pagar mais caro por escravos africanos, porque estes viviam mais do que os escravos indígenas, que eram mais baratos.
c) O comércio de escravos africanos foi incompatível com o comércio de indígenas, porque eram explorados por diferentes traficantes, que competiam entre si.
d) Havia crédito disponível para a compra de escravos africanos, mas não de escravos indígenas, pois a Igreja estava interessada na manutenção de boas relações com os nativos.
e) A escravização dos indígenas pelos portugueses foi impossibilitada pelo fato de que os povos nativos americanos eram contrários ao aprisionamento de seres humanos.
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ALTERNATIVA A

A utilização de mão de obra escrava na colonização do Brasil recorreu tanto ao trabalho indígena como ao de origem africana, inclusive comportando as duas populações em um mesmo contexto. Pode-se afirmar que o trabalho executado por ameríndios passou a diminuir a partir de meados do século XVII, com o crescimento do tráfico de escravizados africanos. Entretanto, a utilização de mão de obra compulsória indígena somente veio a ser proibida em 1758, no quadro das reformas empreendidas pelo marquês de Pombal.


Questão de História – FUVEST 2021 – De acordo com o historiador Nicolau Sevcenko, é possível identificar um “confronto entre o impulso libertador, presente nos anseios de mudança social, e o caráter autoritário, elitista do planejamento reformador” em muitas obras produzidas por escritores identificados com o pensamento Iluminista.

“Apresentação”. Restif de La Bretonne. Noites revolucionárias. São Paulo: Estação Liberdade, 1989.
a) Cite um pensador identificado com o Iluminismo.
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a) Jean-Jacques Rousseau. Outros nomes que pode – riam ser citados: Voltaire, Montesquieu e Diderot.

b) Identifique dois elementos do Iluminismo que contribuíram para a crítica do Antigo Regime.
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Racionalismo, contrário à teoria do direito divino do reis; igualdade jurídica (ou civil) questionando a existência de leis específicas para os diferentes estamentos (ou ordens) sociais; e liberalismo, que afirmava ser a liberdade um direito natural do ser humano.

c) Indique uma medida marcada pelo “impulso libertador” e outra pelo “planejamento reformador” adotada durante a Convenção Nacional ou sob o Diretório.
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Durante a Convenção Nacional: sufrágio universal masculino e abolição da escravatura nas colônias francesas. Durante o Diretório: retorno do voto censitário e revogação das medidas populares adotadas na Convenção.

Questão de História – FUVEST 2021 –  No dia 18 de setembro de 1850, o Parlamento brasileiro aprovou a lei nº 601 que ficou conhecida como a “Lei de Terras”.

a) Indique uma alteração no regime da propriedade fundiária no Brasil prevista pela lei.
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O acesso as terras devolutas (não regularizadas) passa a ser feito exclusivamente mediante compra.




b) Quais os beneficiários desse dispositivo jurídico no século XIX?
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Regulamentação da propriedade fundiária me – diante a homologação de todas as formas de posse ou propriedade até então existentes, ficando as futuras aquisições de terras restritas à compra. Essa medida beneficiou os latifúndios e consolidou o poder dos grandes proprietários rurais, além de favorecer o surgimento de uma elite de fazendeiros possuidores de capitais.



c) Mencione dois efeitos dessa legislação sobre as formas de organização do trabalho na economia cafeeira.
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Maior dificuldade para o acesso de imigrantes e homens livres pobres (incluindo ex-escravos) à propriedade fundiária, de forma a preservar o poder das elites proprietárias; direcionamento dessa mão de obra disponibilizada para o trabalho assalariado, sobretudo nas fazendas de café do Oeste Paulista.




Questão de História – FUVEST 2021 – “Em 1945, 1954 e 1964, datas de movimentos vitoriosos contra o presidente do país, a pressão civil no sentido de intervenção militar no processo político cresceu e foi comunicada aos militares através de contatos pessoais, manifestos públicos e editoriais da imprensa. […] Normal – mente, os pedidos de intervenção afirmavam que o presidente estava agindo de maneira ilegal e que, em face destas condições, a cláusula de ‘obediência dentro dos limites da lei’ os dispensava do dever de obedecer ao chefe do executivo”.

Stepan, A. Os militares na política. Rio de Janeiro: 1975, p. 73.
a) Identifique um partido político que atuou na oposição aos presidentes nos três momentos citados no texto.
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UDN – União Democrática Nacional.

b) Indique duas diferenças entre as crises políticas enfrentadas pelo presidente Vargas em 1945 e 1954.
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Em 1945 Crise: desgaste da ditadura do Estado Novo, de orientação fascista, em face da participação do Exército brasileiro junto aos Aliados na vitória contra o Eixo na Segunda Guerra Mundial. Desfecho: a intervenção do Alto Comando das Forças Armadas na deposição do presidente Vargas. Em 1954 Crise: o presidente eleito democraticamente sofre forte oposição de diversos setores (UDN, transnacionais e segmentos das Forças Armadas) tendo como pano de fundo a Guerra Fria, em razão da orientação nacional-desenvolvimentista de Vargas (criação da Petrobrás, BNDE e o projeto da Lei de Remessa de Lucros Extraordinários). Desfecho: isolamento político do presidente, resultando em seu suicídio.

c) Caracterize uma medida econômico-social que teria contribuído para as crises de 1954 e 1964.
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Crise de 1954: política de reajustes no salário mínimo para atenuar os efeitos da inflação; Crise de 1964: proposta das Reformas de Base, com destaque para a reforma agrária e desapropriação de refinarias particulares.

Questão de História – FUVEST 2021 –  “Assim se realizam, no correr do século IV, a transformação do cristianismo de religião perseguida em religião do estado e a transformação de um deus rejeitado em um Deus oficial. Os homens e as mulheres que vivem na Europa ocidental passam, em poucos decênios, do culto de uma multiplicidade de deuses a um Deus único”.

LE GOFF, J. O Deus da Idade Média. Conversas com Jean-Luc Pouthier. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007, p. 19-20.
a) Indique uma motivação que levou o Império Romano a adotar o cristianismo como religião oficial em seus domínios.
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Diante da crise do Império Romano, que se manifestava desde o século III d. C., diversos imperadores, a partir de Constantino, buscaram no cristianismo – em franca expansão, apesar das perseguições – um ponto de apoio que contribuísse para estabilizar o Estado Romano. Todavia, a crise do Império era estrutural, o que levaria à sua queda no século V.

b) Aponte dois exemplos da incorporação de elementos do paganismo às práticas devocionais cristãs na passagem da Antiguidade para a Idade Média.
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Identificação de comemorações pagãs com eventos significativos do cristianismo, como a escolha de 25 de dezembro (festa pagã de culto ao Sol) com o Natal; e valorização dos espaços dedicados ao culto, comum entre os romanos e pouco frequente nos primórdios do cristianismo.

c) Indique duas características do cesaropapismo que se desenvolveu na cristandade oriental.
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Subordinação da Igreja (representada pelo patriarca de Constantinopla) ao Estado (representado pelo imperador); e rejeição da autoridade do papa (bispo de Roma) como suprema autoridade da Igreja Cristã.

Questão de História – FUVEST 2021 –  No dia 12 de outubro de 1492, três navios a serviço da coroa de Castela, comandados pelo navegador genovês Cristóvão Colombo, chegaram às atuais Bahamas. Relacione tal acontecimento com a

a) concepção medieval-cristã de que a Terra era uma criação de Deus;
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A chegada de Colombo à América provocou um grande impacto na concepção de mundo como criação de Deus que predominava até então: no lugar de uma terra finita e conhecida, descobriam-se novos territórios, com uma população absolutamente desconhecida. Uma prova do descompasso entre as estruturas mentais cristãs e a nova realidade do mundo era a convicção de Colombo de que a nova terra só poderia ser a Índia, e seus habitantes, os índios.

b) competição mercantil interestatal europeia de fins do século XV;
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A competição mercantil europeia de fins do século XV girava em torno do acesso às fontes produtoras de especiarias na Ásia, o que motivou a navegação atlântica e justificou o empreendimento de Colombo. Estados nacionais, como Portugal e Espanha, encontravam-se na vanguarda desse processo de expansão, ainda que com estratégias diferentes.
c) memória construída em torno dele em dois momentos dos séculos XX ou XXI.
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A construção da memória de Colombo expressou duas visões distintas. Em uma delas, Colombo é o herói desbravador, que, dotado de coragem pessoal e persistência, ampliou o conhecimento do mundo e da civilização. Na outra imagem, Colombo foi um explorador ganancioso e egoísta, que iniciou o processo genocida de conquista da América.




Questão de História – FUVEST 2021 – Comércio exterior do Brasil entre 1536 e 1822

A partir da análise do gráfico, no qual a ordenada corresponde a valores totais de exportação (em milhões de libras esterlinas) e a abcissa a intervalos de tempo (em décadas), justifique
a) o declínio nos valores do açúcar entre, aproximadamente, 1650 e 1710;
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O declínio nos valores do açúcar após 1650 está relacionado à concorrência do açúcar antilhano produzido pelos holandeses na região do Caribe após a expulsão do território brasileiro.

b) a diferença entre os valores totais e a somatória dos valores de açúcar e ouro por volta de 1760;
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Por volta de 1760-1770, além do açúcar e do ouro, a economia colonial do Brasil diversificou-se como fruto do processo de interiorização. Novas atividades no território também se destacaram, como a exportação de algodão, de couro, do tabaco e de madeiras, favorecidas pelo contexto econômico europeu aquecido no período.

c) a diferença entre os valores de açúcar e ouro por volta de 1810.

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Nos anos de 1810, tanto a mineração quanto a produção açucareira encontravam-se em franco declínio por influências do contexto externo, abalado por guerras e crises econômicas na Europa. Além disso, após quase um século de exploração, a atividade mineradora havia praticamente esgotado as jazidas de Minas e do Centro-Oeste, e a produção açucareira sofria uma nova onda de concorrência provocada pelas colônias francesas, holandesas e espanholas. As exportações brasileiras na época mantinham-se pela ascensão da cafeicultura, principalmente na região Sudeste.