Terapia com água fria: benefícios e perigos dos banhos de gelo e chuveiros gelados

A imersão em água fria é definitivamente uma atividade que divide as pessoas – uns adoram outros odeiam. Mas muitos agora praticam semanalmente ou mesmo diariamente na crença de que é bom para sua saúde mental e física.

A terapia com água fria, como ficou conhecida, pode assumir a forma de natação ao ar livre – em lagos, rios ou oceano – duches frios ou mesmo banhos de gelo. Ele tem sido usado por esportistas por um tempo como uma forma de reduzir a dor muscular e acelerar o tempo de recuperação – com as pessoas normalmente gastando cerca de dez minutos após o exercício em água fria, cerca de 10-15°C .

Terapia Água Fria / Crédito da imagem: Michele Ursi/Shutterstock.com

A água fria também tem sido usada para ajudar a tratar sintomas de depressão , dor e enxaqueca . De fato, há muitos relatos de como a terapia com água fria mudou vidas, curou corações partidos e ajudou pessoas em tempos difíceis .

Embora muitos estudos tenham mostrado benefícios associados a banhos de gelo e recuperação pós-exercício, pesquisas de 2014 descobriram que poderia haver um efeito placebo acontecendo aqui.

De fato, a pesquisa sobre os benefícios potenciais da terapia com água fria ou da natação ao ar livre está em seus estágios iniciais, mas o que está claro é que a imersão em água fria pode ter efeitos potencialmente prejudiciais ao corpo humano.

Riscos de água fria

Com qualquer atividade que se destine ao efeito terapêutico, o requisito mínimo é que “não faça mal”. Mas não podemos dizer isso sobre a água fria – pois ela traz muitos riscos .

No momento, a ciência para apoiar totalmente a água fria como terapia não está disponível e ainda não se sabe se existe uma certa duração ou temperatura que funciona melhor. Mas o que sabemos é que menos é definitivamente mais quando se trata de imersão em água fria. Em outras palavras, entrar em água mais fria ou ficar mais tempo não é melhor para você. Na verdade, pode ter exatamente o efeito oposto.

No Reino Unido, as temperaturas da água em ambientes naturais estão aproximadamente entre 10-28°C no verão, caindo para entre 0-7°C no inverno. E é importante ressaltar que as temperaturas do mar aberto ficam atrás das temperaturas do ar, então em abril, quando a temperatura do ar pode ser quente, a temperatura do mar, mesmo na costa sul, provavelmente ficará abaixo de 10°C.

Pode parecer que quando se trata de terapia com água fria, chuveiros e banheiras são uma opção menos perigosa porque você tem maior controle em termos de temperatura e tempo de exposição em comparação com a água aberta. Mas, devido às temperaturas mais frias que os chuveiros e banhos de gelo podem atingir e à natureza solitária da imersão, eles ainda representam riscos significativos.

Um dos problemas pouco conhecidos associados à imersão em água fria é o que é conhecido como lesão por frio não congelante . Quando estamos expostos ao frio, é normal que as mãos e os pés fiquem muito frios ou dormentes e podem formigar ou doer durante o reaquecimento. Para a maioria das pessoas, esses sintomas são transitórios, com sensações normais retornando em alguns minutos. Mas para aqueles com lesão por frio não congelante, esses sintomas (dor, sensação alterada e sensibilidade ao frio) podem persistir nas áreas afetadas por muitos anos devido a danos nos nervos e vasos sanguíneos .

É causada pela exposição prolongada ao frio e à umidade, como as observadas nas trincheiras durante as guerras – daí o apelido de “pé de trincheira”. Porém, não são apenas os militares que são suscetíveis, casos foram relatados recentemente em pessoas que dormem mal e praticam esportes aquáticos .

Outra questão é que não se sabe o quão frio é muito frio quando se trata de imersão em água fria e lesão por frio não congelante. Também existem muitas diferenças na maneira como nossos corpos individuais respondem ao resfriamento . Por exemplo, aqueles de origem africana e caribenha parecem ser mais suscetíveis a lesões causadas pelo frio não congelante – portanto, os riscos de exposição ao frio variam entre pessoas diferentes.

No entanto, um estudo de 2020 com nadadores de água fria indica que, embora possam ter sensibilidade ao frio, isso não foi associado a danos nos vasos sanguíneos da pele .




Dicas de água fria

Portanto, se você deseja experimentar a terapia com água fria, aqui estão algumas coisas a considerar:

• Verifique com seu médico de antemão se é seguro fazê-lo.

• Certifique-se de que você não está sozinho e que a água é segura – se estiver ao ar livre, considere marés, correntes, ondas, obstáculos subaquáticos, poluição e águas-vivas.

Terapia com água fria vantagens e desvantagens
Crédito da imagem Dudarev Mikhail/Shutterstock.com
Heather Massey , Professora Sênior, Faculdade de Ciências e Saúde, Escola de Esporte, Saúde e Ciência do Exercício, Universidade de Portsmouth ; Clare Eglin , Professora Principal na Escola de Esporte, Saúde e Ciência do Exercício, Universidade de Portsmouth , e Mike Tipton , Professor de Fisiologia Humana e Aplicada, Universidade de Portsmouth

Este artigo foi republicado de The Conversation sob uma licença Creative Commons. Leia o artigo original .