Questões de Geografia FUVEST, Questões Vestibular Fuvest, Preparação Fuvest, Simulado Fuvest, Banco de Questões Fuvest, Fuvest Preparatório, Fuvest Geografia
Questão de Geografia – FUVEST 2021 – Sobre as projeções cartográficas apresentadas, suas formas, é correto afirmar:
ALTERNATIVA B
COMENTÁRIOS: As projeções apresentadas mostram a superfície terrestre representada de formas – técnicas – diferentes. A projeção de Mercator é do tipo conforme, privilegia as formas. Por ser cilíndricaequatorial, tem as porções de menor latitudes representadas com maior fidelidade, com grandes distorções nas áreas de maior latitude. A projeção de Gall-Peters, do tipo equivalente, representa a superfície terrestre mantendo a proporção entre as áreas representadas, o que – comparada às projeções conformes –, resulta em maior deformação das áreas representadas. A projeção de Robinson preocupa-se em preservar as distâncias, porém deforma as áreas e os ângulos. Não preserva forma, ângulo, distância ou área, ou seja, não há conservação das propriedades.
Questão de Geografia – FUVEST 2021 – A criação do Banco do Amazônia e da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) preconizou uma política de concessão de incentivos fiscais aos empresários, especialmente das regiões mais ricas do país, para que deixassem de pagar 50% do imposto de renda, desde que o dinheiro fosse depositado naquele banco para financiar projetos de desenvolvimento no estado do Amazonas. Os investimentos orientaram-se de preferência para a agropecuária, de modo que um grande número de empresários e de empresas, especialmente do Sudeste do Brasil, sem tradição no ramo, tornaram-se proprietárias de terras e empresários rurais. Em princípio o aquisição de terras pelos grandes capitalistas do Sudeste animou o mercado imobiliário.
ALTERNATIVA D
Comentário: A SUDAM (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia) é uma autarquia do governo federal criada durante o governo do presidente Castelo Branco em 1966, ao longo da ditadura militar, com a finalidade de promover o desenvolvimento regional a partir de incentivos fiscais e recursos financeiros estatais com vistas a atrair investimentos privados nacionais e internacionais. Já o Banco da Amazônia é a principal instituição financeira federal de fomento na região, cujo principal objetivo é financiar empreendimentos rurais e urbanos. Estas organizações têm colaborado com o desenvolvimento de infraestruturas, possibilitando a expansão de projetos agrícolas e de mineração que, embora tenham fomentado o crescimento econômico do norte do País, têm paralelamente possibilitado o avanço da ocupação sobre áreas naturais e provocado o aumento dos conflitos de natureza fundiária.
Questão de Geografia – FUVEST 2021 – Observe o mapa com dados de 2020:
ALTERNATIVA D
A OPEP (Organização dos Países Produtores de Petróleo) surgiu em 1960 em oposição às empresas multinacionais que constituíam um oligopólio na área de produção, refino e distribuição de petróleo (as chamadas “Sete Irmãs do Petróleo”). Ao longo dos anos, a OPEP cresceu em importância no controle da produção de petróleo, constituindo-se em um cartel, tendo variado quanto aos países-membros, com a entrada de uns e a saída de outros, contando atualmente com Venezuela (América do Sul), Líbia, Argélia, Nigéria, Guiné Equatorial, Gabão, Congo, Angola (África) Irã, Iraque, Kuwait, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos (Ásia), ou seja, treze membros.
Questão de Geografia – FUVEST 2021 – Terremoto no estado da Bahia
ALTERNATIVA B
Entre os dias 30/08/2020 e 01/09/2020, a Bahia registrou 14 terremotos, todos na cidade de Amargosa, Recôncavo do estado, de acordo com a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR). O terremoto foi consequência da movimentação numa falha geológica ou falhamento, fratura existente nos blocos rochosos que compõem a superfície terrestre, com estruturas mais suscetíveis a esses deslocamentos. O Brasil encontra-se numa posição centralizada da Placa Sul-Americana, diferentemente de países que estão nas bordas das placas tectônicas, onde a movimentação é mais frequente e a consequente liberação de energia é mais forte; neste caso, não há relação com maremoto, soerguimento da crosta e com a abertura de falhas.
Questão de Geografia – FUVEST 2021 – A linha de fronteira hoje possui uma definição essencialmente econômica — como a fronteira da lucratividade — mas adquire uma expressão geográfica bastante acentuada em diferentes escalas espaciais. Isto é, basicamente, o que a fronteira do século XIX e a assim chamada fronteira urbana têm em comum. Na realidade, ambas estão associadas à acumulação e expansão do capital. Mas enquanto a fronteira do século XIX representou a realização de uma expansão geográfico absoluta na escala do território como a principal expressão espacial da acumulação de capital, a renovação urbana representa o exemplo mais desenvolvido da rediferenciação do espaço geográfico com vista ao mesmo resultado.
ALTERNATIVA A
O texto faz referências a dois momentos históricos distintos, com características diferentes quanto ao processo de estabelecimento de fronteiras – relacionado ao acúmulo de capital e produção de lucro –, o primeiro do século XIX, representado na alternativa correta como marcha para oeste; e a fronteira urbana, que se tem caracterizado pela gentrificação (notem os candidatos que o conceito está no título da obra da qual o texto foi retirado). Entende-se por gentrificação o processo de modificação do espaço urbano, em que áreas periféricas são remodeladas, visando à produção de lucro e atendendo aos interesses da especulação imobiliária.
Questão de Geografia – FUVEST 2021 – O esquema apresenta a linha de urbanização da sociedade, que vai do 0 ao 100%.
ALTERNATIVA C
A Zona Crítica, identificada por Lefebvre, é decorrente do processo de implosão-expansão das cidades, momento em que o êxodo rural se intensifica e as taxas de urbanização se elevam. Essa fase coincide com o avanço do capitalismo financeiro e com a intensificação do processo especulativo, que levou à recessão de 2008-2009, sendo esta decorrente da crise financeiro-imobiliária que se iniciou nos Estados Unidos e disseminou-se por todo o globo.
Questão de Geografia – FUVEST 2021 – O acordo entre o Mercosul e a União Europeia está sendo discutido há cerca de 20 anos e prevê, entre outros elementos, a redução progressiva das tarifas de exportação entre os blocos. O Brasil, que é um grande exportador de produtos de origem agrícola para o mercado europeu, teria redução tarifária para a exportação de produtos como carnes, açúcar e etanol, dentre outros. Para a ratificação do acordo, o parlamento europeu aprovou uma resolução que manifesta a importância do compromisso dos países do Mercosul com a implementação do Acordo de Paris. A relutância em ratificar o acordo entre Mercosul e União Europeia, por parte de alguns países da UE em 2020, deveu-se, entre outros fatores,
ALTERNATIVA E
O registro de elevados índices de desmatamento na Amazônia, decorrente da fragilização dos órgãos fiscalizadores como o Ibama, paralisou o processo de conclusão do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia (UE), firmado recentemente, após 20 anos de negociação. Nos últimos meses, países como Bélgica, Áustria, Holanda e França anunciaram restrições ao acordo, apontando problemas ambientais no Brasil. Importa dores já boicotam produtos brasileiros, principa mente, aqueles vindos de áreas desmatadas, e exigindo rastreabilidade dos produtos.
Questão de Geografia – FUVEST 2021 – O Sistema Aquífero Guarani abrange parte dos territórios da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai. Possui um volume acumulado de 37.000 km3 e área estimada de 1.087.000 km2. Na parte brasileira estende-se por oito Estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Disponível em https://www.mma.gov.br/.
ALTERNATIVA A
O Aquífero Guarani é formado pela infiltração de água em terrenos sedimentares porosos, que caracterizam os reservatórios subterrâneos. A alternativa A está correta, pois trata da formação das águas subterrâneas e do uso que se faz desses recursos para fins econômicos e para fins de dessedentação, em geral. As alternativas C e E estão incorretas, pois afirmam que não existe viabilidade para a utilização econômica dos aquíferos. As alternativas B e D estão incorretas porque explicam incorretamente a formação de aquíferos.
Questão de Geografia – FUVEST 2021 – O Monte Everest é o pico mais elevado do planeta, localizado na cordilheira do Himalaia, na fronteira da China e Nepal, com 8.848 metros de altitude. Possui cinco estações meteorológicas em diferentes altitudes funcionando desde 2019, entre elas a estação mais elevada do planeta (8.430m), que registra dados valiosos para a cliimatologia. Esse projeto foi liderado pelo Dr. Paul Andrew Mayewski, geógrafo e climatologista, cuja equipe projetou e treinou por meses para instalar a estação meteorológica em tal condição adversa em menos de 90minutos.
ALTERNATIVA C
O Monte Everest, localizado na Cordilheira do Himalaia, junto à fronteira da China com o Nepal, possui 8.848 metros de altitude. A ideia de se instalar estações de pesquisa em grandes altitudes para os mais variados estudos encontra diversas dificuldades. A situação mais difícil se encontra na última estação, que está instalada acima de 8.400 metros, onde as temperaturas reduzidas, muitas vezes inferiores a 0ºC, e as baixas pressões atmosféricas tornam as condições de trabalho bastante árduas. Além disso, a forte precipitação de neve (principalmente no inverno), a difícil acessibilidade e os fortes e imprevisíveis ventos que ocorrem nessa altitude impõem outros obstáculos à instalação da base.